Qual a diferença entre ter uma carreira e ter um emprego?




Ao identificar um trabalho, você deve ser capaz de achar um começo, um meio e um fim. Uma carreira, por outro lado, tem uma forma mais solta. Ela tem um começo, mas que caminhos ela segue é uma surpresa. Uma carreira pode acabar num lugar completamente diferente de onde ela começou.

Na corrida para ser o melhor, é fácil perder de vista a sua carreira e focar apenas no seu trabalho. Achar um trabalho, continuar com o trabalho, trabalhar no trabalho, ficar acordado até tarde pelo trabalho etc. Quando na verdade nosso foco deveria ser como esse trabalho contribui para a sua carreira e seus objetivos.

Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, muitas pessoas se acomodam ao encontrar um emprego que supre suas necessidades financeiras, mesmo que ele não lhe dê tanta satisfação, e deixam suas carreiras para trás. 

"A carreira- uma série de empregos que culmina em uma realização maior- é, infelizmente, perseguida por todos. O que acontece é que muitos profissionais que possuem uma grande capacidade acabam por se acomodarem em uma empresa onde não são felizes, e só estão lá para cumprir horário e pagar as contas", observa a profissional.

Entretanto, de acordo com o que explica a gestora, as pessoas só percebem que possuem um emprego depois de muito tempo. 

"Quando você para de se sentir desafiado, e é recompensado por fazer nada além do que te pediram, tenha certeza: você está em um emprego, não uma carreira", conta. Se você quer parar de ser definido pelo seu trabalho, pare de falar sobre ele como se isso o definisse. Sua carreira é o seu caminho.

Madalena explica que diversos são os fatores que fazem com que uma pessoa se acomode: crises financeiras, problemas pessoais, etc., mas que, mesmo assim, não se pode abandonar seus sonhos de ter uma carreira próspera e satisfatória, por mais que a situação não esteja boa, em determinado momento. 

"Agarrar-se à sua vocação profissional é muito importante, pois, por meio dela, as pessoas podem se realizar, e, com isso, executar um trabalho muito melhor, já que, quando gostamos de algo, nos empenhamos muito mais", lembra a gestora.

Ela finaliza, propondo uma reflexão para todos: você é feliz tendo apenas um emprego? Afinal, você tem uma carreira ou um emprego? “Quebre o círculo de pensamento de que carreiras e trabalhos são a mesma coisa e comece a planejar o futuro”, conclui Madalena.



Fonte : Madalena Feliciano - Gestora de Carreira