Poupe dinheiro para realizar seus sonhos com educação financeira


Você poupa dinheiro? No meu artigo de hoje quero trazer orientações para que poupar se torne um hábito na sua vida financeira, especialmente neste mês de outubro, em que é celebrado o Dia da Poupança.

Aproveite o momento em que está fazendo essa leitura para pensar em sua vida, em todos os sonhos que deseja realizar, mas ainda não teve oportunidade. Pode ser que você deseje trocar de casa, fazer uma viagem ou até mesmo dar uma festa, não importa. Pense em todos os seus sonhos e escolha no mínimo três para tirar do papel de uma vez por todas.

É para realizar esses sonhos que você vai poupar dinheiro. Você pode estar pensando que o orçamento está apertado, mas não se preocupe, por meio de um bom diagnóstico financeiro você poderá conhecer a fundo os seus gastos e verificar quais despesas pode eliminar ou pelo menos reduzir. Para fazer esse diagnóstico, baixe seu Apontamento de Despesas aqui: http://www.dsop.com.br/arquivos-downloads.

Voltando aos sonhos, para cada um deles, procure saber o custo total e defina em qual data irá realizar. Sonhos de curto prazo costumam ser conquistados em até um ano, de médio prazo em até dez anos e de longo prazo, acima de dez anos. Para realizar todos eles no tempo desejado, você começará a poupar mensalmente.

Para isso, além de fazer o diagnóstico financeiro, é muito importante conversar com a família, incluindo os filhos, se tiver. De nada adianta você mudar seu comportamento para conseguir poupar para os sonhos se as pessoas mais próximas não estiverem na mesma sintonia. Aproveite para conversar sobre os sonhos deles também, e quem sabe assim estabelecer um sonho coletivo.

Para que consiga reduzir os gastos e começar a poupar, é interessante que você reavalie os pacotes e os preços dos serviços que contrata, como TV a cabo, celular e internet. Pode ser que você esteja pagando por mais do realmente usa ou o preço esteja mais alto do que o praticado pelo mercado, já que eles mudam constantemente. Se já for cliente de determinada empresa há certo tempo, peça por descontos na mensalidade.

Pedir descontos, aliás, é algo que aconselho que você faça sempre, especialmente quando estiver pagando em dinheiro e à vista. Ao comprar, priorize lojas que disponibilizem cupons de descontos ou oferecem programas de fidelidade – em que os clientes podem acumular pontos a cada compra e depois trocar por produtos e serviços, além de obterem melhores preços.

Evite compras por impulso e sempre que for ao mercado, por exemplo, leve uma lista e mantenha-se no planejamento. Evite ir a shoppings ou centros de ofertas se não for comprar algo específico, para não correr o risco de ceder ao impulso. Inclusive, conheça os seus sentimentos e evite se expor à propagandas quando estiver triste, cansado ou com fome, pois muitas pessoas ficam mais vulneráveis para fazer compras supérfluas ou por impulso quando estão assim.


Em casa, evite desperdiçar recursos como energia elétrica, água e gás, como sempre costumo orientar em meus artigos. Na hora de se divertir, procure por parques, museus e teatros que tenham programação de lazer gratuita, afinal uma atividade prazerosa não precisa ser cara.

Enfim, essas são apenas algumas orientações para que consiga poupar para os seus sonhos. Não importa o tamanho do seu salário, e sim o tamanho dos seus sonhos e a educação financeira que você terá para construir o hábito de poupar para conquistar todos eles.



Autoria : Reinaldo Domingos é educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil